top of page

Hipnose

Parei esses dias para ler um artigo sobre hipnose em um site sobre ciência e me deparei com o seguinte pensamento: acho que quando eu crescer, quero sair por aí hipnotizando pessoas.

Até então, para uns, a hipnose era vista como algo relacionado ao ceticismo, mas não é bem assim... Parece meio inacreditável e a princípio uma coisa até medonha mas sem perceber somos hipnotizados diariamente e sabe de uma coisa? Deveríamos ser mais! Então que caia o tabu de que hipnose é coisa macabra.

A hipnose hoje em dia pode ajudar em investigações criminosas, na medicina, na memória, na saúde e até nos vícios mais doentios. Pra início de conversa a hipnose é quando paramos de pensar em estímulos ao redor e focamos em um único ponto, como quando estamos assistindo filmes de terror por exemplo, se não fosse a hipnose não levaríamos susto.

Na medicina por exemplo pode ajudar na descoberta de doenças ou é possível fazer com que a pessoa praticamente se auto anestesie com apenas uma boa carga de pensamentos. Já na investigação de crimes, especialistas em hipnose conseguem fazer com que a pessoa se lembre de fatos cruciais em uma investigação. Quem faz isso aqui no Brasil é o chamado Hipnose Forense do Instituto de Criminalística do Estado do Paraná.

O hipnólogo também é capaz de introduzir acontecimentos fantasiados na memória da pessoa da mesma forma que introduz na cabeça de um viciado por exemplo com o objetivo de combater o vício, ou em tratamentos para perder peso.

Mas e pra perder peso? É serio isso?

Tão sério que essa técnica foi utilizada pela linda da Lily Allen e pela ex-Spice Girl Geri Halliwell. Funciona mais ou menos assim, a pessoa é induzida a acreditar que passou por uma cirurgia de redução de estomago. Mais ou menos isso... a pessoa acredita ter a sensação de que não pode comer além do que come. Mas claro o processo é feito com especialistas passando por sessões.

Acontece que a hipnose estimula outros pensamentos e instintos provenientes de partes do cérebro deixando de lado algumas outras. Isso pode ajudar a deixar de fumar, combater estresse e tratar dores crônicas.

Agora algumas histórias:

Uma das primeiras histórias que fez cair pensamentos arcaicos sobre a hipnose foi a dos cientistas Stephen Kosslyn, da Universidade de Harvard, e David Spiegel, de Stanford, usaram um tipo de exame sofisticado chamado PET para ‘fotografar’ uma sessão de hipnose. Eles sugestionaram indivíduos a enxergarem cores em um painel preto e branco e constataram que os cérebros agiam como se realmente existissem cartazes coloridos na frente. “O fluxo sanguíneo no cérebro repetiu o padrão de quando a pessoa enxerga colorido. Ou seja, o cérebro estava realmente ‘vendo’ aquilo”, diz Spiegel, que estuda hipnose desde os anos 1970.

O caso mais estranho, acredito eu, é a do britânico Alex Lenkei, de 61 anos, que não usou anestesia alguma em uma cirurgia de artrite onde médicos removeram partes do osso da base do dedo polegar do terapeuta. Apenas com o poder da hipnose alex lenkei não sentiu absolutamente nada durante a cirugria.

A hipnose também é usada no tratamento de grávidas na Hipnose Dinâmica, que é uma ferramenta que funciona como "ponte" para o inconsciente, auxiliando principalmente a minimizar a ansiedade na jornada dos 9 meses. Mas acordo com a revista Galileu apenas 10% da população mundial é altamente suscetível a hipnose, fazendo com que em algumas pessoas o processo seja mais lento.

Como é que é?

Fazendo minhas pesquisas me deparei com grandes idealizadores dessa área, o que deixa claro que não é uma técnica nova. Lá, há muito tempo Freud e Milton Erickson estudaram, e muito sobre isso. Mas onde quero chegar é que falava a verdade quando disse que queria sair por ai hipnotizando pessoas, e essa área anda crescendo muito no Brasil.
Acredite, as pessoas que praticam isso não usam roupas macabras e papos furados, mas tem diplomas de medicina e pscicologia. Esses preferem ser chamados de hipnólogos, e não se encontram em programas de tv, mas em locais como o Hospital das Clínicas, o A.C. Camargo e o São Camilo, SP.

E você pode encontrar mais informações sobre isso no site do do instituto brasileiro de hipnologia:

http://www.institutohipnologia.com.br/index.php?option=com_fabrik&view=table&tableid=3&calculations=0&Itemid=19

E dentre outros MUITOS lugares em que você pode estudar mais a área, que estão pertinho e você nem imaginava...

Alguns sites que usei como fonte de pesquisa :

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,ERT198264-17773,00.html

http://super.abril.com.br/comportamento/como-a-hipnose-chegou-ao-mainstream

http://www.bbc.com/portuguese/reporterbbc/story/2008/04/080419_hipnose_dg.shtml

http://www.mundomulher.com.br/?pg=17&sec=110&sub=121&idtexto=4363

http://www.psicologiamsn.com/2014/02/como-funciona-hipnose.html

http://www.institutohipnologia.com.br/index.php?option=com_fabrik&view=table&tableid=3&calculations=0&Itemid=19


bottom of page