top of page

Incêndio na Estação da Luz

“Excursão para a Estação da Luz em São Paulo (visita ao Museu da Língua Portuguesa)” -Dizia o bilhete da escola, lá em 2012.

É impossível descrever o tamanho do aperto no meu coração quando a notícia chegou até mim. “Aquele lugar é incrível...” foi a única coisa que consegui dizer. Me lembro de ficar fascinada por aquele museu, em que cada sala contava um pouco sobre a história da nossa língua, dos escritores, da literatura, da arte. Eu ficava ansiosa pelo que a próxima sala tinha para nos mostrar, e qual historia tinha pra nos contar. Eu ouvi todas, com muita atenção, algumas delas já não me recordo mais afinal já faz quase 4 anos. Mas quando vi a foto do incêndio de ontem é como se eu tivesse queimado junto com aquele lugar. Junto comigo, sentada no chão da primeira sala ouvindo atenciosamente o monitor dizer que a língua muda junto com o tempo, e que se comunicar de forma abreviada ou com o nosso próprio dialeto não é errado. Ardeu junto com aquela menininha olhando o teto em que cintilavam palavras e poemas, nomes e clássicos. Que se arrepiava quando as palavras sumiam e apareciam nas paredes dos corredores. Com as salas montadas de acordo com as grandes obras de Jorge Amado. E eu chorei, como muitos amantes da arte tanto pelo museu, quanto pela alma do bombeiro civil Ronaldo Pereira da Cruz eternizado naquele lugar. Aos poucos, tudo vai se acalmar, e voltar a encantar olhares. Pra mostrar mais uma vez que a Luz nunca deixou de brilhar.

Lua Cunha

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/12/incendio-atinge-museu-da-lingua-portuguesa-em-sp-dizem-bombeiros.html


bottom of page