top of page

Os preferidos


Penúltimo dia da nossa semana Machado de Assis e euzinha fiz uns tópicos dos meus preferidos. Sem uma regra exata ou ordem, vou falando sobre os pontos que eu mais gosto nos escritos dele. Vou escrever em tópicos breves pra não ficar muito longo. Bora lá.

O primeiríssimo que eu vou citar é com certeza o meu livro preferido Dom Casmurro e os famosos olhos de cigana oblíqua e dissimulada de Capitu. Confesso que fiquei bem feliz quando comecei a estudar literatura brasileira na escola e o primeiro clássico que eu li foi Dom Casmurro, talvez seja por isso que eu tenha esse fetiche por esse livro.

Uma das características que eu mais gosto na escrita de Machado é o modo como ele dialoga com o leitor como percebi em várias passagens e muitas das crônicas que li, e a indignação do próprio quando está prestes a contar um fato que abalaria todo enredo, ele mostra exatamente como você se sentirá após ler isso e muitas vezes sugere que não continue lendo, ou também o modo como ele está se sentindo ao dizer aquilo.

Também acho incrível como suas crônicas e contos (e não só esses gêneros) consigam transpassar o tempo e ser lidos como se estivessem sido escritos no mesmo contexto histórico em que se está sendo lido. Lógico que com características da sociedade de 1800, porém elas têm pontos facilmente identificáveis no cotidiano atual.

Um dos poemas que mais gosto e me identifico é com certeza Menina e Moça que vou por o link aqui pra vocês lerem.

Além dessas rapidinhas fiz uma sequencia de frases que eu curto, olha só

<3


bottom of page