top of page

As Crônicas de Machado de Assis


"Bons Dias!!

Hão de reconhecer que sou bem criado. Podia entrar aqui, chapéu à banda, e ir logo dizendo o que me parecesse; depois ia-me embora, para voltar na outra semana. Mas, não senhor; chego à porta, e o meu primeiro cuidado é dar-lhe os bons dias. Agora, se o leitor não me disse a mesma coisa, em resposta, é porque é um grande malcriado, um grosseirão de borda e capelo; ficando, todavia, entendido que há leitor e leitor [...] "

Crônica O Cronista se Apresenta.

Chega logo se apresentando, chega como quem não quer nada. É assim que ele atravessa nas nossas leituras, no nosso dia a dia. No post de ontem falei um pouco sobre eu adorar o modo como Machado dialoga com o leitor, e em suas crônicas o que não falta é diálogo. Peguei um livro em uma casa de cultura numa cidadezinha aqui perto de São José há uns tempos, um exemplar publicado no ano de 1994 pela Folha de São Paulo. E foi aí que meu contato com Machado se estreitou ainda mais. O livro chama-se Machado de Assis - Crônicas escolhidas.

Ele conta com 178 crônicas escolhidas dentre todas publicadas nas quatro décadas em que ele trabalhou como cronista, começando no Diário do Rio de Janeiro em 1860, e finalizando na Gazeta de Notícias em 1900. O mais interessante, na minha opinião, é você observar a passagem do tempo, a mudança de visão do que as coisas são, e o que se tornarão. Em muitas crônicas você pode observar o olhar crítico da sociedade da época sobre tecnologia quando se fala dos famosos bondes elétricos.

E mesmo o escritor estando em um contexto histórico completamente diferente do atual, as crônicas continuam a encantar o leitor, e principalmente o leitor de qualquer idade. Lógico que existem os diferenciais de cada uma, e os temas sendo muito abrangentes têm diferentes focos, mas mesmo assim, a ironia e o humor estão sempre presentes tornando tudo bem simples e humilde, assim como ele se apresenta no trecho acima.

Outra coisa superinteressante que eu reparei na narração de Machado de Assis é a forma como ele inventa histórias das mais diversas e criativas, desde fatos de um passado muito remoto como em Uma Fábula Persa, até conversa com burros. Na crônica Direitos dos Burros ele narra sua conversa com um burro de carga e sua opinião é expressa pela indignação na fala do burro, sobre sua injusta vida.

Machado de Assis também trata de assuntos polêmicos como religião e espiritismo, incluindo Deus em muitas das suas crônicas, inclusive os escritos sagrados. Com sua incessante ironia, ele trata tudo com muito humor e espontaneidade. Ele também escreve muito sobre o próprio ofício, sobre a crônica em si coisa que eu achei bem interessante.

São muitas as crônicas que me chamaram atenção neste livro, e confesso que foi bem difícil escolher só algumas pra por aqui. Mas fiz um top 10.

O nascimento da crônica - 01/09/1877

Analfabetismo - 15/08/1876

Como comportar-se no Bonde - 04/06/1883

O vulgo e o intelecto - 01/09/1878

Males do Estômago - 15/01/1877

O ofício do cronista - 14/08/1878

Sobre a morte e o morrer - 06/09/1892

Progresso - 15/03/1877

Espiritismo - 05/10/1885

Direito dos Burros - 10/06/1894

Beijosss <3


bottom of page