top of page

Pó de Lua, o xodózinho

Postei essa foto no meu instagram agora pouco para não esconder o meu fascínio por esse livro. Ganhei faz uns dois anos no meu aniversário e devorei em menos de uma semana. O mais legal é que as páginas são todas desenhadas e coloridas, acho que isso me convidou ainda mais a ler. Ele é dividido em quatro partes que são nomeadas como as quatro fases da lua: a lua minguante, a lua nova, a crescente e a cheia. Cada lua tem sua personalidade, seu momento da vida, ou o que você julgar que seja. Todas as fases vêm com uma poesia de abertura. A Clarisse descreve muito bem a personalidade de cada parte do livro que individualmente se encaixa muito bem nas pessoas que leem, além de ser um livro leve e sutil, talvez seja por isso que a Clarisse seja uma das minhas preferidas das poetisas atuais. O modo que a ela escreve é bem coloquial e explora bem o dia a dia, motivo pelo qual eu me identifiquei com muitas das poesias. Os tons de crítica em algumas poesias também foram coisas que me atraíram bastante, com por exemplo, quando a autora defende pontos de vista que a maioria das pessoas não defendem. O modo como ela coloca o lado bom das coisas.

Uma das que eu mais gosto desse tipo está na página 76

" 'Não gosto das cinzas'

Disseram

'Passam impressão deprimente,

Parece que tudo acabou'

Eu gosto das cinzas

Elas são rastros

De quem foi

Vida candente,

Chama que queimou.

E mesmo efêmera

Foi calor de luz ardente

Em todo canto

Onde passou. "

As poesias são rápidas e bem formuladas. Gostei também das rimas e associações com a mesma palavra, que em muitos poemas são objetos, portanto não são escritas mas sim desenhadas, como nessa aqui

Vocês também podem dar uma olhada no site do Pó de Lua

http://www.podelua.com/


bottom of page