top of page

A importância de observar as coisas


Em algum momento do dia, nos damos ao luxo de ficar alguns segundos olhando para o nada, apenas observando o tempo passar. No momento em que esvaziamos nossa mente atordoada, quando esporadicamente fixamos o olhar em uma menina sentada em um banco de praça lendo, por exemplo, o que pode dar ideia para um novo texto, um novo livro talvez. E até uma paixão, que poderia não ter ocorrido se não tivesse parado um pouco pra se desligar de tudo o que te rodeia.

Observar aquele senhor que pega ônibus todos os dias com você de manhã, ou jeito com que o tempo passa mais rápido quando estamos usando o celular do que quando adiamos 5 minutos o despertador me leva a pensar que observar é a essência da calmaria.

Observar que um menino que passa na rua e vê um senhor escutando o jogo de futebol no rádio pensa o quão estúpido ele seria por poder estar ouvindo enquanto se pode ver. E o senhor, em contrapartida, pensando no quão estúpido o menino é, por andar olhando para um celular, enquanto poderia estar jogando bola. É nesse momento que a vida se torna poesia, porque podemos experimentar a essência das coisas fazendo com que tudo se transforme através da nossa capacidade de observar.


bottom of page