top of page

"Ninguém está falando sério sobre politica, está todo mundo xingando a Dilma"


Galera, ontem dia 26 aconteceu no Sesc aqui de São José o Sarau do Vale com o Emicida, poeta Wilson R. da Academia Joseense de Letras e do jornalista Filipe Manoukian. E foi, sinceramente, MUITO BOM. Mas nesse post queria focar em um assunto bem importante e que infelizmente não interessa uma boa parcela da população brasileira, a situação atual da política.

Essa foi a parte do sarau que mais me chamou a atenção principalmente as palavras do Emicida quando se iniciou o assunto do Pinheirinho. Eu consegui achar um vídeo no canal JFR FILMS desse trecho específico(que está no final do post), mas pra quem prefere ler, eu digitei o que o Emicida disse, e o mais interessante é o seu posicionamento diante do processo de impeachment e da função que a mídia está exercendo na formação de opinião das pessoas que cada vez mais estão se distanciando de uma ordem e de uma conclusão objetiva e que solucione o problema.

Estão sendo focadas as brigas, os partidos, a corrupção em vez do real problema e assim está se formando uma imensa redoma de desconhecimento e falta de interesse em saber o que está acontecendo no nosso país abrindo espaço para mais e mais injustiças. Ele finaliza dizendo que a população, cega, apoia isso tudo, os oprimidos apoiam os opressores, e é isso que tem que ser mudado. Com vocês, Emicida:

" Uma menina me disse uma coisa muito foda essa semana, a gente estava conversando sobre política, e ela estava falando que está difícil defender a Dilma também, e que está foda a conjuntura, mas ela terminou isso falando uma coisa muito foda, ela disse que a Dilma é uma fina camada, quase transparente que separa nois do abismo, ta ligado, sempre pode piorar.

O que a gente viu no Pinheirinho é o que a gente pode passar a ver de várias outras maneiras a partir do momento que os interesses da rapaziada, dos ruralistas, dos latifundiários, não são os mesmos interesses de quem está morando no Pinheirinho. Reintegração de posse é um bagulho agressivo pra caralho. E eu acho, sinceramente que o Brasil atravessa um período de várias crises, existe a crise que e a que a gente mais ouve falar nos jornais que é a crise política, existe a crise econômica, que também é a exaustão diária, existe uma crise, e sobre essa se fala menos, que é uma crise de representação, sabe, quem realmente representa nossos interesses ali. Aliás, depois de ver a votação no impeachment isso está mais claro do que nunca que não tem ninguém lá representando o povo, está cada um ali pelo próprio umbigo.

Só que essas 3 crises existem, também, por uma crise anterior do brasileiro, que é uma crise de identidade, o brasileiro não sabe quem ele é, então mano, é o pobre que chama o vizinho de pobre, entendeu... Tipo, todo mundo mora na favela mas o favelado é o outro, é real, todo mundo liga a isso, ta ligado. Tipo, várias escalas. Eu falo que a maldição do bagulho é o “quase”, tipo, o mano que conseguiu comprar dois botijões de gás, ele acha que ele é quase rico ta ligado, ele acha que ele está quase perto do 1% lá que quer pisar naquele mano ali que é o mais pobre que ele. A gente precisa eliminar isso aí! A crise de identidade que a gente tem, ela precisa ser sanada, a gente precisa olhar no espelho e saber quem a gente é mano, enquanto a gente não souber isso, o Brasil não vai saber escolher um representante. E é isso que a gente esta vendo gritante! A gente chegou num ponto que não da pra levar isso do jeito que está agora realmente, só que não se fala da coisa seria. Então, vão repetindo, batendo na mesma tecla na cabeça da população: corrupção, corrupção, corrupção, PT, corrupção ,PT, corrupção. Mano, ninguém está defendendo alguém que está roubando ou desviando dinheiro público, a questão aqui que é mais importante é: se você tirar a Dilma de lá e colocar, os cara tão querendo botar Michel Temer, Eduardo Cunha, tem um bagulho muito sério nisso meu parceiro, não muda nada no sistema politico do Brasil, é sobre isso que a gente tem que falar.

Eu, particularmente falando, eu votei na Dilma, me frustrei com muita coisa, mas eu acho que ela tinha que concluir o mandato dela. O Brasil em 24 anos tem, se esse se consumar, o segundo impeachment em, porra, menos de 30 anos entendeu. É uma democracia moleque! É tipo o dono da bola. Tipo o cara perdeu no voto ele quer puxar o tapetão, “ah vou pegar a bola e vou entrar de novo” entendeu... Então fala-se de maioria no congresso, fala-se de maioria nas manifestação, só que quem teve a maioria nas urnas foi a Dilma, e ninguém está respeitando essa porra.

Agora a gente tem um problema seríssimo que é alguém aqui... porque pelo não também é uma bosta, todo mundo se uniu pelo não. E o que move o povo, o que faz uma revolução, o que faz a gente realmente levantar e trabalhar é o sim mano. Pelo que vocês vão para a rua? Ir pra rua só pelo não, for contra tudo o que esta aÍ, odeia todos esses caras, ta ligado, você vai empurrando, ninguém vai falar sobre politica. Ninguém está falando sério sobre politica, está todo mundo xingando a Dilma, xingando de um jeito feião. Sai na revista que a mina é desequilibrada por que é mulher, e ai todo mundo fica quietão. Parece que a gente está em 1950 parceiro.

Pra mim tudo vai começar pela informação, a gente vota pelo conhecimento, entendeu, se cada um de vocês aqui não se informar mano, não souber realmente, não lembrar em quem votou, que vários dos nossos parceiros não lembra em quem votou, eu conheço várias pessoas que não lembram em quem votou, pra nada, nem pra presidente, não liga pro bagulho... Só que quanto mais você se distancia mais você da poder para esse tipo de prática. Então acho que o Brasil está nesse momento de “a gente vai mudar o país”, se a gente quer mudar o pais para melhor a gente tem que estar falando em reformar o sistema político de verdade, ta ligado. Tinha que proibir que as empresas colocassem dinheiro no congresso, porque quem tem que influenciar a decisão dos parlamentares é a sociedade civil, uma empresa, ela não faz uma boa ação ela faz um investimento. E ela quer aquilo de volta depois que o mano ganhar sacou? Enquanto nois não falar sério disso aí mano, você pode tirar a Dilma e colocar o papa, os caras vão continuar roubando do mesmo jeito.

Dai curiosamente aquelas ironias tristes que só o Brasil guarda que é a pessoa que não tem nenhuma acusação de crime de corrupção é a que vai pagar. Saiu no jornal hoje uma parada muito louca, no jornal da Suíça que disse que a Dilma vai ser presa por que não foi corrupta o suficiente. Olha pro congresso, olha pro que a mídia está falando pra você, olha pro ódio que estão inflamando pra você atacar o mano que pensa diferente de você, olha as brigas, olha os debates que as pessoas estão tendo, olha as amizades que estão se perdendo, isso ai e base pra construir o que melhor? Enquanto a gente não souber discutir mano, enquanto a gente não souber trocar uma ideia em prol de um bem comum, e o que é o bem comum, não vai dar um passo pra frente.

Eu prevejo um tempo muito tenebroso dessa historia que a gente esta escrevendo agora, acho que vai ser perigoso, e acho que a corda sempre estoura do lado mais fraco, acho que o preto, o pobre, o índio, os trabalhadores, vai ser o primeiro a ser esmagado por isso ai. E o mais triste é que tem vários desses que estão aplaudindo essa parada."


bottom of page